Hora do Conto em Família "Histórias pequenas de bichos pequenos"

"Histórias pequenas de bichos pequenos" de Álvaro Magalhães, foi o livro escolhido para a Hora do Conto de sábado, dia 03 de Junho.

Estranho ver um hipopótamo na capa deste livro não é? Na verdade não é um animal pequeno mas também está incluído numa história deste livro. É o resultado quando um excelente escritor tem ideias geniais!

Desta vez, começámos a nossa sessão ao contrário, ou seja, começámos com a actividade de exploração. Depois das apresentações e de mostrarmos a nossa admiração pelo grande animal que aparecia na capa deste livro, começámos por enumerar os animais pequenos que todos conheciam. E não faltava quem não soubesse: era a pulga, o piolho, a barata, o mosquito, a abelha, a mosca, o grilo e mais alguns...
Mas para além de saberem os seus nomes, era necessário encontrá-los pelo menos em algum livro e, para isso, resolvemos fazer um trabalho de pesquisa na secção de livros sobre animais. Agora tenho a certeza que os meninos presentes já sabem onde encontrar os animais pequenos na nossa biblioteca.

Feito o trabalho de pesquisa e, depois de uma longa conversa sobre alguns animais pequenos encontrados nos livros pesquisados, voltámos ao livro e às histórias pequenas de animais pequenos, a não ser a do hipopótamo! E que belas histórias! Pequenas mas grandiosas! Claro que não as vou contar aqui apesar de serem todas elas curtas, mas são muitas...
Pois, se as quiseres conhecer, terás que passar pela nossa biblioteca, combinado?

Finalizámos a cantar três músicas que nos falam também de bichos pequenos: "A barata diz que tem...", A formiguinha que foi ao mercado..." e a "Dona Aranha que subiu a parede...".

Obrigado pela vossa presença e até uma próxima vez!




Comentários