Tertúlia ao Serão "Dia Internacional da Mulher"

O dia internacional da mulher comemorado no dia 08 deste mês de Março, foi o tema escolhido para esta sessão do dia 11 de Março. Começámos por falar da repressão a que foram sujeitas as mulheres operárias nos Estados Unidos da América em 1857, mais tarde na Alemanha e depois na Rússia em 1917 as quais exigiam melhores condições de trabalho e salários mais justos.
Assim, em 1975, o dia 8 de Março foi  escolhido e reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher, para comemorar todos estes feitos e lutas destas e de todas as mulheres do mundo que ainda lutam pela igualdade e pelo fim da descriminação social.

Em modo de brincadeira, porque o humor é importante e rir também é preciso, vieram as anedotas e dizeres machistas, os 12 mandamentos da mulher e "O que sempre soube soube das mulheres" de Rui Zink.
Logo de seguida, para que a tertúlia não perdesse o seu propósito, fizemos uma breve abordagem às 25 figuras femininas históricas que de certa forma, com as suas atitudes, mudaram a maneira de olhar para a mulher na sociedade.

Dissemos "As mulheres são fantásticas" de Carlos Drummond de Andrade, cantámos "Todos os homens são maricas, quando estão com gripe" de António Lobo Antunes e a "Calçada de Carriche" de António Gedeão.

Para finalizar em festa, acabámos todos a cantar vários temas de música popular onde a mulher esteve sempre presente.
A Biblioteca, agradece a vossa participação e fica a aguardar para breve a vossa visita. Até à próxima!








Comentários