WORKSHOP DE EXPLORAÇÃO TEMÁTICA "O coleccionismo - conta-me a tua história!"

BOLSA DE CRIAÇÃO ISABEL ALVES COSTA



Paralelamente à apresentação de cada peça das Comédias do Minho, o Projecto Pedagógico prepara uma acção ou workshop de exploração dos temas que são abordados. Neste sentido está prevista uma oficina de metodologia de criação cénica a partir do colecionismo. Uma ferramenta útil para processos de criação em teatro e com potencial em contextos escolares.
Este projecto pretende articular a programação do Projecto Pedagógico com o trabalho desenvolvido pela companhia de teatro.


 Decorreu no Cineteatro de Cerveira, no dia 18 de Novembro pelas 14h30, o Workshop de exploração temática a partir do espetáculo "O segredo de Simónides", apresentado ao público geral no mesmo dia, pelas 21h30. 
Participaram neste workshop alunos do Ensino Secundário do 10º B da EB 2,3/S de Cerveira, apresentado no âmbito da programação das Comédias do Minho, com o apoio dos colaboradores locais da Biblioteca Municipal. Os alunos, docentes e os agentes educativos presentes, a partir de um objecto coleccionável, foram desafiados a pensar numa metodologia em grupos para a criação cénica de uma pequena peça de teatro, que foi apresentada em palco por cada um dos grupos.
Esta actividade teve como objectivos pedagógicos a promoção de novas e diferentes práticas ou aprendizagens para criação de encenações teatrais e ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos novas experiências pedagógicas e sensitivas, antecipando e prolongando desta forma também, o espectáculo apresentado pelas Comédias do Minho, "O Segredo dos Simónides".














Comentários