Tertúlia ao Serão "As Maias"

As Maias, foi o tema escolhido para a tertúlia de ontem, dia 19 de Maio.
Falámos das origens desta tradição que se perde no tempo e que está ligada ao final do Inverno e ao despertar da Primavera, esperando assim que as colheitas do novo ano agrícola sejam bem sucedidas. Um velho ritual pagão com origem na civilização Celta e que com a propagação do Cristianismo, se tornou um costume  religioso em alguns lugares, fazendo a conexão dos ramos das giestas nas portas de casa e dos estábulos com a história da perseguição de Herodes à Família Sagrada quando tentaram identificar a casa onde o Menino pernoitava para o liquidarem quando eles fugiam para o Egipto.

Falámos também das diversas formas, conforme a região, de comemorar a chegada da Primavera e de espantar das nossas casas e lugares, o "Maio" que é tolo e o "Carrapato" ou o "Burro" que representam a doença e a fome. Todos eles, identificados como figuras diabólicas e nefastas para os seres humanos mais supersticiosos, devendo por isso ser exorcizadas a qualquer custo!

Claro que também tivemos de falar na Primavera vendo vídeos, dizendo poesia, cantando e contando histórias sobre a Primavera. "As andorinhas voltaram!" e "A lenda do Lobisomem" de Diamantino Vale Costa, foram os dois contos escolhidos para esta sessão.

Finalizámos com três músicas alentejanas ligadas ao campo e à agricultura, apesar de sermos minhotos também devemos conhecer o folclore do resto do país! Aprender até morrer!
A Biblioteca Municipal, agradece mais uma vez a vossa presença. Como sempre, estiveram maravilhosos! Até à próxima.








Comentários