"Tertúlia ao Serão" dedicada ao S. Martinho

No dia 12 de Novembro, foi com o auditório da nossa biblioteca cheio, que festejámos o S. Martinho.
Depois de contadas as duas versões mais conhecidas do milagre de S. Martinho e de falarmos do aspecto religioso e ao mesmo tempo pagão desta festa, a música  a poesia e os provérbios de S. Martinho, estiveram presentes.

Falámos também da importância que a castanha teve na alimentação no passado e também ouvimos algumas histórias passadas nessa época. Depois, foram exibidos alguns vídeos de festas tradicionais de S. Martinho, magustos que se fazem por este país fora, de vendedores de castanhas quentes e boas nas ruas das nossas cidades, da apanha da castanha, de receitas de culinária onde a castanha é rainha e um vídeo de humor relacionado com a culinária.

Para terminar em grande este nosso S. Martinho, todos provámos as quentes e boas castanhas que foram assadas na Stª Casa de Misericórdia e que desde já queremos agradecer, acompanhadas com a boa jeropiga e o saboroso sumo. E assim foi a nossa Tertúlia. Esperamos que tivessem gostado e que para o ano, estejamos todos e mais alguns, a festejar o próximo S. Martinho.





                                                                 
Provérbio:
   No dia de S. Martinho,
Prova o teu vinho.
Se não está tau tau,
  Espera pelo Natau!
                 







 Quentes e boas!



                                            Bolinhos de castanhas. Hummm... que bons!
A culinária e o humor, também estiveram presentes.




Comentários