Tertúlia ao Serão "S. Martinho, o magusto e a castanha"

Ontem, quinta-feira dia vinte de Novembro, mais uma tertúlia aconteceu na nossa biblioteca. Desta vez, e apesar do dia festivo já ter acontecido, o tema foi o "S. Martinho, o magusto e a castanha". Começamos a falar do Santo Martinho e do seu milagre através de um poema "Lenda de S. Martinho", de um vídeo de sombras chinesas e de várias pinturas da época.

De seguida, falamos do porquê da existência  do magusto e da sua relação com o paganismo nesta tradição. Aproveitamos para ver alguns vídeos de diversos magustos em regiões diferentes: Petin na Galiza, Pitões das Júnias no Barroso e Vila Viçosa na Guarda.
Depois, para aquecer as almas, veio a música "O vinho da Clarinha", acompanhada à viola com todos a cantar muito bem! Mais um poema " S. Martinho e as castanhas" foi dito e a seguir, vieram os provérbios populares de S. Martinho.
Seguidamente, falamos da castanha e da sua importância alimentar ao longo dos séculos, bem antes de aparecer o milho e a batata. E mais uma música " A folha do castinheiro..." do cancioneiro popular da castanha, foi cantada, acompanha ao cavaquinho.
Antes de começarmos o nosso magusto, ainda vimos o vídeo " O homem da castanha" com letra do poeta Ary dos Santos e voz de Carlos do Carmo.

Claro está que a hora tão esperada tinha que chegar e assim foi... castanhas quentes e boas, jeropiga, um bom vinho, sumo de laranja (para os presentes que infelizmente por questões de saúde não podiam ingerir álcool) preencheram a nossa mesa e a festa começou!
Ao som da música foi-se fazendo o nosso magusto e ouvindo algumas histórias de outros, no passado.
Mais uma tarde bem passada e alegre graças à vossa presença. Até à próxima!


















Comentários