ADSL - Actividades de Férias na Biblioteca

Integrado no programa " Actividades de Férias 2014 ", os meninos do ATL promovido pela ADSL - Associação de Desenvolvimento Social Local - visitaram o espaço infantil da nossa biblioteca, no dia 20 de agosto, para ouvir através do canto e acompanhado à viola, " A lenda de Pedro Cem" do escritor Inácio Nuno Pignatelli.

Esta lenda, datada do séc. XVI, fala-nos da existência de um personagem  Pedro Cem, que vivia no Palácio da Torre no Porto,  no maior dos luxos. Pedro Cem, era um mercador muito rico pois tinha navios na India mas para além disso, também era  um agiota pois emprestava dinheiro a juros elevados aos mais pobres e necessitados. Decorria a festa do seu casamento com uma jovem da nobreza que conseguiu em troca do perdão das dívidas de seu pai, quando chegavam as suas naus carregadas de especiarias e outros bens preciosos vindos da India e o arrogante mercador, acompanhado pelos seus convidados, subiu à torre do seu palácio. Confiante do seu poder, desafiou Deus dizendo que nem ele o poderia empobrecer. Claro que para saberem o que aconteceu a seguir, terão que passar na nossa biblioteca e ler ou requisitar este livro. Só vos podemos dizer que a lenda acaba com Pedro Sem a pedir esmola nas ruas, lamentando-se a quem passava: "Dê uma esmolinha a Pedro Sem, que teve tudo e agora não tem...".

Para terminar, todos fizemos barcos de papel  utilizando a técnica japonesa de Origami. Depois pintaram-se os barcos e alguns meninos, porque alguém teve uma ideia genial, escreveram mensagens de solidariedade e de esperança nos respectivos barcos  para serem lançados ao rio Minho nessa mesma manhã. Teriam essas  mensagens chegado a ser lidas por alguém? Esperemos que sim!
























Comentários