Oficina de formação: "Uma caixa de histórias e cores"

Encontram-se abertas as inscrições para a Oficina "Uma caixa de histórias e cores", que irá decorrer nos dias 2 a 5 de Julho, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a produção e orientação de Esperanza Vazquez, professora no Centro Escolar de Sobrada, Tomiño (Galiza)

Esta oficina de formação de contadores de histórias para crianças com idades compreendidas entre os 7 e 11 anos, começa com a aprendizagem da técnica e montagem de um Kamishibai e de como aplicar esta técnica  na narração oral. Uma forma de proporcionar às crianças ferramentas para melhorar a sua comunicação oral, num momento em que estando imersos nas novas tecnologias, lhes passa despercebida a necessidade de verbalizar o acto de comunicar, para que este seja enriquecido com o gesto, o olhar... e tudo aquilo que uma máquina não consegue transmitir.

Kamishibai, significa "drama de papel" e é uma técnica muito popular no Japão de contar contos e que se foi estendendo pelo ocidente, primeiro como um meio de contar histórias e na actualidade como uma ferramenta pedagógica para a criação literária e a narração oral.

O horário desta oficina é das 14h30 às 16h30 nos dias 2 a 4 de Julho e das 11h00 às 12h30,no dia 5 de Julho, Sábado de manhã, momento em que será feita pelas crianças a apresentação do trabalho desenvolvido na oficina, contando um conto na sessão para a família da Hora do Conto, que acontece todos os Sábados na Biblioteca Municipal.

O número mínimo de participantes é de 8 crianças e o máximo 16.
Inscrições: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Esta actividade é gratuita
Aparece e diverte-te aprendendo!

Esta é uma acção de promoção da leitura integrada no trabalho de cooperação entre a Biblioteca Municipal  e a Biblioteca Escolar do CEIP de Sobrada, Tominõ (Galiza), no âmbito de um intercâmbio de actividades de promoção da leitura para crianças.

Comentários