XXV Feira do Livro | Festa do Livro e da Leitura

Integradas na Feira do Livro, decorreram na Biblioteca Municipal diversas actividades de mediação da leitura e promoção do livro.

Na noite de 24 de Abril, no Cineteatro de Cerveira, assistimos à mais recente produção dos ANDANTE, associação artística que como já é habitual nos surpreenderam com mais um espectáculo para celebrar a literatura, desta vez a de José Saramago. "Quem quer ser Saramago" faz-nos viajar pela obra do nosso Prémio Nobel de uma forma única, séria e divertida. Não percam a oportunidade de assistir a este espectáculo, uma produção itinerante.


 Fotos do espectáculo "Quem quer ser Saramago" 


No Sábado, 26 de Abril, às 11h00, tivemos o privilégio de conversar com o escritor Alberto S. Santos, que nos apresentou o seu último livro "O segredo de Compostela", romance histórico onde cruza a ficção e a história, fruto da sua pesquisa e reflexão sobre o Sepulcro de Santiago de Compostela.


Sobre o livro/autor "O Segredo de Compostela"



Paralelamente, na sala infanto-juvenil, dirigido ao público familiar, a escritora Ana Mafalda Damião apresentou o livro: "O Grufalão", uma divertida história de um monstro muito feio, aassustador, mas imaginário! escrita por Axel Scheffler e Julia Donaldson. Uma vez mais, estamos gratos à escritora e mediadora da leitura Ana Mafalda Damião pela excelente colaboração que sempre nos tem dedicado!





Também para o público jovem e famílias, decorreu durante a tarde a Oficina intitulada "PALAVRA DE Anjo!" dedicada às artes plásticas, uma produção e orientação do Serviço Educativo da Associação Convento de San Payo, qeu colacaram à disposição os materiais e provocaram a criatividade a aprtir das "..."anjas" do escultor José Rodrigues que serviram de inspiração...os visitantes, foram os criadores da obra de arte!"





Durante a tarde de Sábado, no auditório da biblioteca recebemos a Aossiação Poética de Todas as Artes_Porta XIII a editora Nós Somos e Edicións Positivas de Santiago de Compostela (Galiza), que nos presentearam com a apresentação dos livros: "ENTREPOEMAS", a poesia e a presença de José Alberto de Oliveira na pré-apresentação deste livro, editado pela Afrontamento, e o livro "A VOZ E AS MÃOS" poemas de António Joaquim de Oliveira e desenhos do escultor José Rodrigues.
As Edicións Positivas de Santiago de Compostela (Galiza),  apresentaram a leitura de poemas do livro "VERSOS ESCOLLIDOS" da Prémio Nobel Wislawa Szymborska (Polónia), com leitura de poemas em polaco, castelhano, galego e português. Ao longo da sessão e no final, também houve um convívio musical. Momentos emotivos à volta da poesia de Wislawa Szymborska.






mais fotos da sessão sobre Szymborska

Ainda no Sábado, pelas 21h30 terminamos o dia com a belíssima actuação do Quarteto de Clarinetes da Academia de Música Fernandes Fão, sob a orientação do professor Paulo Barbosa, que abriu a conversa com o escritor Pedro Chagas Freitas, a convite a Liga Portuguesa Contra , no âmbito do projecto ELP - Escreve, lê e Previne.
Para além de uma tertúlia saudável sobre os projectos da LPCC e diversas questões relacionadas com esta doença, falámos também dos livros do autor e de algumas questões/reflexões que o autor partilha no papel e através das redes socias. Sem dúvida, foi uma noite bem passada!












Comentários