À conversa com o escritor Ruben Marks

À conversa com o escritor Ruben Marks foi uma agradável descoberta, numa tarde de Primavera, que convidou a ouvir poesia no exterior da Biblioteca Municipal, seguindo-se pelo autor a apresentação do livro "A Exaltação do corpo, do silêncio e do amor - Poemas dedicados a José Rodrigues".
Escreve Rubem Marks sobre o escultor José Rodrigues "desde sempre ligado à representação do corpo humano, nas suas paixões, alegrias e vícios, e pelos seus efeitos de verdadeiro fascínio, sentimentos e pulsões interiores que me transformaram no homem que sou, foi natural e normal que me sentisse atraído pela obra de José Rodrigues desde o primeiro momento. Não se estranhe, pois, para além de uma fraterna amizade, eu lhe queira dedicar umas humildes palavras de agradecimento, revelando a sua obra. São palavras menores, que não lhe fazem jus ao seu génio..."

                    I
Mestre eloquente do traço
Nutres com ele o milagre
Do corpo a consumir-se no limbo
Do desejo e do pecado da noite
Elevado ao céu pelo amor

O gozo do teu lápis como arma
Mostra a origem cruel da paixão
Pela mulher na luxúria dos prazeres
De inumeráveis gerações de poetas
Quase mendigos de afectos e glória

Arte ao serviço do melodioso sopro
A revestir a carne na casa do homem
De insatisfeitas fantasias e devaneios
Grito inconsciente de alívio na melancolia
Da iluminada graça do jardim dos deusas





 O livro encontra-se disponível na Biblioteca Municipal para leitura domiciliária, basta inscrever-se como leitor para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário, que é gratuito, bastando apenas cumprir as regras definidas em regulamento próprio.

Comentários