Hora do Conto - "Animais sem Jardim Zoológico"

Livro "Animais sem Jardim Zoológico" 
Autor: Gianni Rodari 

No Sábado, 19 de Janeiro, ouvimos, a partir da leitura deste livro, duas maravilhosas histórias : "Rato Cinzento, Cauda Espetada e Meio Bigode" e "O árabe e o camelo". Na 1ª história, dois dos três gatos iludiram-se com a sua herança e claro está, foram logo apanhados pelo gato. Conclusão: a maior parte das vezes, ficamos cegos com a falsa riqueza de uma herança que nos dão e por isso, o nosso maior tesouro é aquele que nós próprios construímos com o nosso trabalho! Na 2ª história, depois de tantos anos a trabalhar para o árabe, o velho camelo já cansado depois de uma longa viagem pelo deserto acompanhada de uma forte tempestade, dá de beber ao seu dono cortando a sua própria garganta, quando ele desespera com a sede. Mesmo assim, o velhaco dono não o reconhece como amigo e quer matá-lo quando ele já não tem mais forças para continuar. Aqui, o velho camelo ganha forças e dá uma grande lição ao seu miserável dono! Uma história arrepiante que os árabes contam aos seus filhos muitas vezes, para que eles vejam o camelo como um amigo e não como um animal de carga! Moral da história: não esperes colher amor quando semeias ódio!
 Depois de ouvirmos as duas lindas histórias e de explorarmos  os dois temas, também falámos de algumas curiosidades sobre as nossas personagens principais : o rato e o camelo. Sabias que só consegues apanhar um único rato com uma ratoeira, num mesmo local ? Pois é. Claro que eles são espertos e não voltam a cair na mesma asneira. Logo, toda a comunidade é avisada que naquela geringonça  ninguém toca, mesmo que esteja com muita fome! E já agora? Sabes o que é que o camelo faz quando está zangado? Não sabes? Ah pois é! Podes saber quando vieres à nossa próxima Hora do Conto!  Não te esqueças de aparecer...


Neste encontro, também subimos ao 1º andar da biblioteca, para a sala multimédia. E sabem para quê? Para pintar, on-line!

 Como vêem, todos estavam muito atentos e até os pais participaram e se empenharam!
 Pintámos camelos e ratos de todas as cores e  feitios!
E que alegria cada vez que saía mais uma obra de arte na impressora! Parecia magia!

Comentários